Quem somos

O grupo Condutores do Riso não é uma iniciativa muito recente. A história da organização começa  no ano de 2007 quando a jovem Karina Colombo, então com 20 anos, decidiu juntar-se  a alguns amigos com as mesmas afinidades e anseios para realizar algumas ações que trouxessem alguma mudança em suas realidades. Os jovens tinham as mais variadas características que, em junção, formaram o grupo SOS Alegria, antigo nome do grupo.
            Inicialmente o grupo se propunha a visitação de asilos e creches, já com a proposta dos integrantes em se maquiarem tentando uma aproximação lúdica com quem visitavam. A proposta de músicas nas visitas se fazia presente e principalmente o contato humano através de conversas, sorrisos e abraços.
            O tempo passou e o grupo, antes sem muitas referências e pautados mais pela vontade que pelo planejamento, começou a fazer visitas a hospitais e a formular um ensaio do trabalho que realiza hoje. Em 2009 o grupo iniciou as visitas ao hospital Materno Infantil, depois que seus membros estavam devidamente registrados como Voluntários e já com os cursos da OVG e do Materno Infantil feitos. As visitas a esta instituição duraram 2 anos até que em 2011, por motivos burocráticos e por mudanças da gestão do hospital, o grupo optou por mudar o local das visitas. Do hospital Materno Infantil ficaram boas lembranças dos pacientes, das inúmeras crianças que sorriram, dos funcionários que viraram amigos e dos acompanhantes que ganharam um conforto.
            Ainda em 2011 o Grupo SOS Alegria começou a realizar suas visitas no Hospital das Clínicas. O Hospital que já a algum tempo tinha contato com o trabalho através do grupo Pronto Sorriso da UFG, acolheu bem os integrantes. O grupo continua até os dias de hoje fazendo suas visitas ao hospital.
            Em junção com os trabalhos em hospitais, nos anos de 2009 à 2013 o grupo vem fazendo intervenções em creches, escolas e em bairros carentes na época de datas comemorativas como Páscoa e Dia das Crianças.
            Assim como o grupo, o seu nome também sofreu mudanças durante os anos. Inicialmente a designação SOS Alegria era supostamente a única, segundo pesquisas via internet. Com o passar dos anos e pela falta de registro o nome começou a ser usado por diversos grupos pelo Brasil. No ano de 2012 em que a possibilidade registro como ONG ficou mais próxima o grupo buscou achar outro nome que pudesse substituir e ser usado dai pra frente. Neste momento ficou decidido que o nome do grupo seria "Hospalhaços", contudo, meses depois descobriram que nomes muito similares já existiam. Como já haviam sido feitas campanhas de arrecadação com este nome, ele foi usado até o momento que fizeram uma pesquisa sobre o próximo e definitivo nome, Condutores do Riso, e concluiu-se que não haviam outros iguais. 
                    Agora somos Condutores do Riso e essa é a nova fase do grupo. Continuaremos trabalhando e nos esforçando para desenvolver o projeto da melhor forma possível. Somos professores, alunos, artistas, amigos e palhaços. Essa boa mistura é a essência do riso!